domingo, 30 de novembro de 2008

Lembrancinha: Conhecendo a Palavra de Deus

Essa lembrancinha é bastante interessante para grupos de jovens.
Ela consiste num envelope pequeno feito de cartolina Color Set ou Guache. A cada encontro será entregue aos catequisandos um cartão com um versículo bíblicodiretamente relacionado ao tema, um versículo-chave. Os catõezinhos serão guardados pelos catequizandos no envelope recebido inicialmente, como mostra a figura:



Os cartões deverão conter as seguintes informações:
· Referência bíblica;
· Versículo;
· Data;
· Tema do encontro.


Variações da lembrancinha:
· O catequista poderá entregar aos catequisandos somente o envelope e diversos cartões em branco. Na semana eles irão procurar uma passagem bíblica que os chame atenção e irá colocar no cartão, guardando-o no envelope. Os versículos podem ser expostos no encontro seguinte.
· Para trabalhar esta lembrancinha com as crianças, é interessante que o cartão contenha algum tipo de ilustração, como a figura abaixo:


A experiência nos diz que...
Esta lembrança desperta nos catequisandos o interesse pela Palavra de Deus. O objetivo deles passa a ser de colecionar os versículos. É importante deixar claro a vontade de Deus sobre determinado tema (o que está escrito na Bíblia), mostrando sempre o contexto em que o versículo está inserido.



David Barbalho Pereira

Encontros dinâmicos ou encontros com dinâmicas?

O que se percebe atualmente é a preocupação da Catequese em inserir em sua metodologia as dinâmicas de grupo. Cada dinâmica possui sua função (descontrair, refletir, conhecimento pessoal, etc.), e sua presença nos encontros catequéticos fazem uma diferença considerável. Tudo isso nós sabemos...

Porém, ainda mais importante do que inserir num encontro catequético uma determinada dinâmica é tornar todo o encontro dinâmico. Como assim?

Um encontro dinâmico consiste num encontro totalmente diferenciado dos demais. É importante que o catequista não torne determinadas etapas do encontro repetitivas e monótonas, sem renovação alguma. Neste modelo de encontro, o momento da acolhida até a oração final serão renovados encontros após encontros. O ideal é surpreender os catequisandos! No lugar de prosseguir, por exemplo, com o aprofundamento sempre da mesma maneira, todos sentados e o catequista de pé, inove, mexa com eles, mude o ambiente e a disposição da turma. Pequenos detalhes facilitam a memorização de um determinado tema. Os catequisandos vão ficar com aquilo na cabeça: “Naquele assunto agente foi para fora da sala e procuramos um sinal de Deus”, por exemplo.

Temos que ter noção da importância dos encontros com os catequisandos. Para eles na maioria das vezes a Catequese é o primeiro contato com A História do Povo de Deus, e esse contato não deve se dar de maneira “á toa”, ou no improviso. Cada encontro tem que ser bastante caprichado, atrativo e inesquecível.

Podemos concluir então que ainda mais eficaz do que inserir no encontro catequético uma determinada dinâmica ou brincadeira é preocupar-se com o encontro de uma maneira geral, atentando a todas as suas etapas e construindo o conhecimento das Coisas do Alto da maneira que Elas devem ser construídas.

Olá catequistas!!

Este espaço é fruto da comunidade do Orkut Arquivos da Catequese Católica.

O objetivo deste espaço é a troca de experiências entre os catequistas de todo o Brasil, além da disponibilização de alguns arquivos bastantes interessantes para a nossa Catequese.

E que este blog seja construído por todos nós!
Fiquem com deus!

David Barbalho