quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Roteiros de debate (jovens)

Esta é uma experiência bastante eficaz aqui na paróquia. Consiste num roteiro de debate, ideal para um grupo de jovens.

São roteiros de questões e textos adicionais que favorecem a reflexão e debate em grupo a respeito de um determinado tema.

Para compreender melhor como se organiza este recurso, baixe aqui alguns roteiros. Cabe ao catequista analisar a maneira que este recurso pode ser aplicado em sua comunidade.

Algumas considerações:

  • É interessante dividir a turma em subgrupos, e, a cada grupinho entregar um roteiro de debate. É dado um tempo para que as atividades propostas sejam realizadas. O mais interessante deste recurso é a socialização: Após a apresentação feita por cada grupo, dar espaço aos demais componentes da turma, a fim de acrescentar outros aspectos a respeito daquele tema;
  • Este recurso também pode ser usado na divisão dos grupos. O catequista pode passar giz de cera nas folhas, utilizando somente algumas cores. Ao final, aqueles que receberam os roteiros com as cores iguais se agruparão para desenvolver as atividades propostas.
  • É interessante sempre deixar alguma coisa concreta daquilo que o grupo debateu. Por exemplo, em um papel madeira montar um cartaz com a síntese das questões debatidas pelo grupo, ou, ainda elaborar apresentações criativas para expor as conclusões tiradas pelo grupo (poesia, teatro, música, etc.).

Clique aqui para baixar alguns roteiros de debate.


David Barbalho Pereira

davidbarbalhop@yahoo.com.br

Nenhum comentário: