domingo, 7 de dezembro de 2008

Jogo catequético: Pescaria

O catequista precisará de:
  • Emborrachado ou isopor, ou papelão (para fazer os peixes)
  • Bambu ou pedaço de madeira (para a vara);
  • Um depósito com areia;

Este jogo funciona da mesma maneira que a pescaria convencional. O único diferencial é que cada peixe estará marcado (número, letra, etc). E para cada peixe haverá uma pergunta. Quando o peixe for pescado, o catequista fará ao catequisando a pergunta correspondente ao peixe.


David Barbalho
davidbarbalho@ymail.com

sábado, 6 de dezembro de 2008

Jogo catequético: Acertou, ganhou!

O catequista precisará de:
  • 3 cartolinas (cores variadas);
  • Envelopes;
  • Papel para elaborar as perguntas, respostas;
  • Material para a surpresa.


O catequista irá organizar as cartolinas como mostra a figura: A primeira será destinada às perguntas, a segunda às respostas e a terceira às surpresas. Cada cartolina terá a mesma quantidade de envelopes, cada um deles identificados como mostra a figura (letras, números ou cores).


O jogo será executado da seguinte maneira: O catequisando irá escolher um envelope na primeira cartolina. Dele, o catequista tirará uma pergunta. Após ser respondida pelo catequisando, o catequista irá conferir a resposta na segunda cartolina (com a identificação do envelope correspondente à primeira cartolina). Se a resposta estiver certa, do envelope da terceira cartolina correspondente às primeiras, o catequista pegará uma surpresa (bala, santinhos, orações, marcadores de página, etc) e entregará ao catequisando que acertou a pergunta.


David Barbalho

davidbarbalho@ymail.com

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Jogo catequético: Estante Bíblica

Este jogo catequético é bastante eficaz para trabalhar a Bíblia.

O catequista precisará de:
  • 27 caixas de fósforo (Novo Testamento); ou 46 caixas de fósforo (Antigo Testamento), para os livros da Bíblia;
  • Papelão ou isopor (para a estante);
  • Cartolina ou outro papel (para embrulhar as caixas de fósforo).

Primeiramento o catequista irá embrulhar as caixas de fósforo. Cada caixa representará um livro da Bíblia. Cada caixa deverá ter escrita nela o nome de um livro (como mostra a imagem). Deverá ser confeccionada também, uma pequena estante (papelão, isopor, ou outro material duro).

A turma será dividida em grupos. Cada grupo irá jogar desta maneira:

As caixinhas estarão todas misturadas. Na Bíblia, o grupo irá conferir a seqüência dos livros (na figura o jogo é voltado para o Novo Testamento). O grupo que organizar na estante o maior número de livros em um determinado tempo (30 segundos, 1 minuto, por exemplo) irá vencer o jogo.


Variação do jogo: Os livros podem ser escondidos pelo ambiente. Todos irão procurar por eles, e, a medida que os encontrarem irão na estante organiza-los, pondo-os em ordem (esta variação é bastante interessante, pois, os catequisandos fixarão bem o número de livros e a seqüência em que eles se organizam, pois, todos irão ajudar a organizar a estante).

O objetivo deste jogo é mostrar que a Bíblia é um conjunto de livros. Fazer relação da palavra Bíblia com seu significado “biblioteca”.


David Barbalho
davidbarbalho@ymail.com

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Roteiros de debate (jovens)

Esta é uma experiência bastante eficaz aqui na paróquia. Consiste num roteiro de debate, ideal para um grupo de jovens.

São roteiros de questões e textos adicionais que favorecem a reflexão e debate em grupo a respeito de um determinado tema.

Para compreender melhor como se organiza este recurso, baixe aqui alguns roteiros. Cabe ao catequista analisar a maneira que este recurso pode ser aplicado em sua comunidade.

Algumas considerações:

  • É interessante dividir a turma em subgrupos, e, a cada grupinho entregar um roteiro de debate. É dado um tempo para que as atividades propostas sejam realizadas. O mais interessante deste recurso é a socialização: Após a apresentação feita por cada grupo, dar espaço aos demais componentes da turma, a fim de acrescentar outros aspectos a respeito daquele tema;
  • Este recurso também pode ser usado na divisão dos grupos. O catequista pode passar giz de cera nas folhas, utilizando somente algumas cores. Ao final, aqueles que receberam os roteiros com as cores iguais se agruparão para desenvolver as atividades propostas.
  • É interessante sempre deixar alguma coisa concreta daquilo que o grupo debateu. Por exemplo, em um papel madeira montar um cartaz com a síntese das questões debatidas pelo grupo, ou, ainda elaborar apresentações criativas para expor as conclusões tiradas pelo grupo (poesia, teatro, música, etc.).

Clique aqui para baixar alguns roteiros de debate.


David Barbalho Pereira

davidbarbalhop@yahoo.com.br

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Jogo catequético: Dado bíblico

Como jogar?
O catequizando pegará o dado e jogará no chão. A face que ficar para cima definirá o tema da pergunta que o catequizando responderá uma pergunta.

Como fazer?
O catequista precisará de uma caixa média (a caixa usada no dado da foto é de liquidificador).
O catequista irá fazer um quadrado com esta caixa e preenchê-la com papel, (jornal velho) para que o dado não fique tão amassado.
Depois de preenchida, é necessário fechar a caixa e revesti-la [de preferência de um papel bem colorido (no dado da foto foi usado cartolina color-set nas cores azul, vermelho e amarelo)].
Em cada face o catequista põe um tema da catequese. Para cada tema, haverá uma lista de perguntas elaborada pelo catequista, que será feita ao catequizando que jogou o dado. ( O dado da foto tem como temas: Jesus – Maria / A.T. / N. T / A Bíblia / Os Sacramentos / Os Mandamentos).



David Barbalho
davidbarbalho@ymail.com

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Encontro 01 - A Criação do Mundo

Estes tópicos referentes aos encontros não são roteiros fechados para serem aplicados na catequese. São uma série de sugestões, atividades e dinâmicas referentes aos principais temas abordados nela. Para enriquecer ainda mais este espaço, é interessante que o catequista que já trabalhou este tema na sua catequese deixe nos comentários a maneira que usou para falar do assunto. Lembre-se: Sempre existe alguém precisando da nossa ajuda. Assim construiremos um verdadeiro espaço de troca de experiências e enriquecimento catequético.

Sugestões de trabalho para A Criação do Mundo

Para trabalhar este tema, o catequista deverá ter lido de trás para frente e de frente para trás Gênesis 1; 2, 1-4a.

Um dos principais objetivos deste encontro - se não o principal - é mostrar aos catequisandos a perfeição da Criação de Deus.

Atrelado a este objetivo, o catequista pode se voltar para a nossa realidade, destacando o oposto da Criação: A destruição do meio ambiente promovida pelo ser humano. Neste contexto, mostrar que é nossa obrigação cuidar muito bem do planeta, pois se trata de um “presente” de Deus para nós.

Atividades:

§ Pedir que os catequisandos caminhem em uma área livre, trazendo de volta alguma coisa criada por Deus (flores, folhas, insetos, etc.). Ao retornar, cada um mostra ao grupo o que trouxe e mostra o que mais lhe chamou atenção. É importante que o catequista dê destaque a perfeição de tudo o que foi criado por Deus.

§ É importante diferenciar bem o que é foi criado por Deus e o que foi criado pelo homem. Para isso, a turma pode ser dividida em dois grupos: Um grupo irá fazer desenhos das coisas criadas por Deus (natureza, sentimentos bons, coisas boas), e o outro grupo irá representar as coisas criadas pelo ser humano (destruição do meio ambiente, guerras, miséria, etc). Nesta atividade é interessante frisar que Deus criou é perfeito (exceto o homem, que se corrompeu pelo pecado).

§ Em outro momento pode-se demonstrar coisas boas criadas pelo ser humano (tecnologia, construções, etc.). Deve-se mostrar que foi Deus que nos deu a inteligência para a construção de todas as coisas boas.

§ O catequista pode trabalhar um pouco a imaginação dos catequisandos. Pedir que eles imaginem o mundo perfeito. Como ele seria? O que teria nele? Dar um momento para que eles pensem um pouco. O ambiente deve estar propício para este momento (música suave ou sons da natureza). Passado um tempo o catequista pede que cada um fale o que imaginou (esta imagem do mundo ideal pode ser transformada em desenho por eles). Ao fim de tudo, o catequista dá o desfecho, mostrando a história da Criação e falando que o desejo de Deus era que vivêssemos num mundo perfeito, como era no início de tudo.

§ Clique aqui para fazer o download de uma atividade escrita para os catequisandos

Sugestões de músicas:

§ A Criação (Bíblia da Garotada) – Clique aqui para fazer o download.

§ Autor da Criação (Crianças Diante do Trono) – Clique aqui para fazer o download.

Trabalhando com jovens...

A metodologia é totalmente diferente. O objetivo é o mesmo: Mostrar a perfeição da Obra de Deus, comparando-a com a nossa realidade (questão ambiental, guerras, etc...).

O público alvo é capaz de refletir a partir de algumas questões:

§ A sociedade em que vivemos está coerente com o mundo criado por Deus? Porque?

§ O que podemos fazer hoje para que a realidade em que estamos inseridos se aproxime do “Plano Divino”?

(estas questões podem ser divididas em grupo e transformada em encenações pelos jovens)

A ambientação pode proporcionar momentos bastante interessantes no grupo: O catequista pode ornamentar o ambiente com uma vela (fogo e luz), água, plantas, terra, Bíblia, entre outros símbolos. Cada elemento desse representará uma parte da natureza, alem da Palavra de Deus. Ao final do encontro, o catequista poderá realizar esta pequena celebração: Misturar um pouco da terra ao depósito que contém água. Formando duplas, os jovens irão ungir uns aos outros com a água, demonstrando a partir daquele momento um compromisso com Deus de preservar a sua grande Criação.

A leitura do texto abaixo de Bhia Tabert é interessante para provocar no grupo um momento de reflexão:

Esperança Urgente (Bhia Tabert)

Vai raiar o dia em que a terra não derramará mais lágrimas de dor pungente

Mas de felicidade abundante para fazê-la mais fértil

Berço da diversidade, rica na simplicidade.

Vai raiar o dia em que os filhos da Terra serão livres e saberão cuidar do que realmente é necessário.

E que a vida não será mais mercadoria aos olhos dos homens e mulheres

Vai raiar o dia em que todos terão onde viver, pois não haverá mais cercas nem fronteiras;

E não existirão áreas de preservação, pois toda a vida será respeitada e preservada simplesmente por ser vida.

Vai raiar o dia em que a Terra será Terra

O importante é criar, inovar. As atividades aqui apresentadas são apenas sugestões. Cada grupo se organiza de acordo com a sua realidade. É a partir deste contexto que o catequista deve se basear para elaborar suas atividades.

Se você já trabalho A Criação em sua turma, deixe nos comentários da maneira que você trabalhou com seus jovens ou crianças! Lembre-se: Sempre há alguém precisando de uma “luz”!


David Barbalho Pereira - davidbarbalhop@yahoo.com.br

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Jogo catequético: Boliche bíblico

Este jogo é simples e bastante interessante para revisões.
Você vai precisar de garrafas pet e uma bola (bola de meia, plástico, etc).

O procedimento é o mesmo do boliche: Cinco ou mais garrafas organizadas. Cada garrafa terá uma identificação (letras, números, figuras, etc). No caso de letras, cada uma terá uma lista de perguntas correspondente. A garrafa A terá, por exemplo, uma lista com cinco perguntas, assim como todas as outras. O catequisando jogará a bola nas garrafas, e poderá escolher uma das que caiu. O catequista fará uma pergunta correspondente à garrafa que caiu.

David Barbalho Pereira - davidbarbalho@yahoo.com.br

domingo, 30 de novembro de 2008

Lembrancinha: Conhecendo a Palavra de Deus

Essa lembrancinha é bastante interessante para grupos de jovens.
Ela consiste num envelope pequeno feito de cartolina Color Set ou Guache. A cada encontro será entregue aos catequisandos um cartão com um versículo bíblicodiretamente relacionado ao tema, um versículo-chave. Os catõezinhos serão guardados pelos catequizandos no envelope recebido inicialmente, como mostra a figura:



Os cartões deverão conter as seguintes informações:
· Referência bíblica;
· Versículo;
· Data;
· Tema do encontro.


Variações da lembrancinha:
· O catequista poderá entregar aos catequisandos somente o envelope e diversos cartões em branco. Na semana eles irão procurar uma passagem bíblica que os chame atenção e irá colocar no cartão, guardando-o no envelope. Os versículos podem ser expostos no encontro seguinte.
· Para trabalhar esta lembrancinha com as crianças, é interessante que o cartão contenha algum tipo de ilustração, como a figura abaixo:


A experiência nos diz que...
Esta lembrança desperta nos catequisandos o interesse pela Palavra de Deus. O objetivo deles passa a ser de colecionar os versículos. É importante deixar claro a vontade de Deus sobre determinado tema (o que está escrito na Bíblia), mostrando sempre o contexto em que o versículo está inserido.



David Barbalho Pereira

Encontros dinâmicos ou encontros com dinâmicas?

O que se percebe atualmente é a preocupação da Catequese em inserir em sua metodologia as dinâmicas de grupo. Cada dinâmica possui sua função (descontrair, refletir, conhecimento pessoal, etc.), e sua presença nos encontros catequéticos fazem uma diferença considerável. Tudo isso nós sabemos...

Porém, ainda mais importante do que inserir num encontro catequético uma determinada dinâmica é tornar todo o encontro dinâmico. Como assim?

Um encontro dinâmico consiste num encontro totalmente diferenciado dos demais. É importante que o catequista não torne determinadas etapas do encontro repetitivas e monótonas, sem renovação alguma. Neste modelo de encontro, o momento da acolhida até a oração final serão renovados encontros após encontros. O ideal é surpreender os catequisandos! No lugar de prosseguir, por exemplo, com o aprofundamento sempre da mesma maneira, todos sentados e o catequista de pé, inove, mexa com eles, mude o ambiente e a disposição da turma. Pequenos detalhes facilitam a memorização de um determinado tema. Os catequisandos vão ficar com aquilo na cabeça: “Naquele assunto agente foi para fora da sala e procuramos um sinal de Deus”, por exemplo.

Temos que ter noção da importância dos encontros com os catequisandos. Para eles na maioria das vezes a Catequese é o primeiro contato com A História do Povo de Deus, e esse contato não deve se dar de maneira “á toa”, ou no improviso. Cada encontro tem que ser bastante caprichado, atrativo e inesquecível.

Podemos concluir então que ainda mais eficaz do que inserir no encontro catequético uma determinada dinâmica ou brincadeira é preocupar-se com o encontro de uma maneira geral, atentando a todas as suas etapas e construindo o conhecimento das Coisas do Alto da maneira que Elas devem ser construídas.

Olá catequistas!!

Este espaço é fruto da comunidade do Orkut Arquivos da Catequese Católica.

O objetivo deste espaço é a troca de experiências entre os catequistas de todo o Brasil, além da disponibilização de alguns arquivos bastantes interessantes para a nossa Catequese.

E que este blog seja construído por todos nós!
Fiquem com deus!

David Barbalho