terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Encontro 01 - A Criação do Mundo

Estes tópicos referentes aos encontros não são roteiros fechados para serem aplicados na catequese. São uma série de sugestões, atividades e dinâmicas referentes aos principais temas abordados nela. Para enriquecer ainda mais este espaço, é interessante que o catequista que já trabalhou este tema na sua catequese deixe nos comentários a maneira que usou para falar do assunto. Lembre-se: Sempre existe alguém precisando da nossa ajuda. Assim construiremos um verdadeiro espaço de troca de experiências e enriquecimento catequético.

Sugestões de trabalho para A Criação do Mundo

Para trabalhar este tema, o catequista deverá ter lido de trás para frente e de frente para trás Gênesis 1; 2, 1-4a.

Um dos principais objetivos deste encontro - se não o principal - é mostrar aos catequisandos a perfeição da Criação de Deus.

Atrelado a este objetivo, o catequista pode se voltar para a nossa realidade, destacando o oposto da Criação: A destruição do meio ambiente promovida pelo ser humano. Neste contexto, mostrar que é nossa obrigação cuidar muito bem do planeta, pois se trata de um “presente” de Deus para nós.

Atividades:

§ Pedir que os catequisandos caminhem em uma área livre, trazendo de volta alguma coisa criada por Deus (flores, folhas, insetos, etc.). Ao retornar, cada um mostra ao grupo o que trouxe e mostra o que mais lhe chamou atenção. É importante que o catequista dê destaque a perfeição de tudo o que foi criado por Deus.

§ É importante diferenciar bem o que é foi criado por Deus e o que foi criado pelo homem. Para isso, a turma pode ser dividida em dois grupos: Um grupo irá fazer desenhos das coisas criadas por Deus (natureza, sentimentos bons, coisas boas), e o outro grupo irá representar as coisas criadas pelo ser humano (destruição do meio ambiente, guerras, miséria, etc). Nesta atividade é interessante frisar que Deus criou é perfeito (exceto o homem, que se corrompeu pelo pecado).

§ Em outro momento pode-se demonstrar coisas boas criadas pelo ser humano (tecnologia, construções, etc.). Deve-se mostrar que foi Deus que nos deu a inteligência para a construção de todas as coisas boas.

§ O catequista pode trabalhar um pouco a imaginação dos catequisandos. Pedir que eles imaginem o mundo perfeito. Como ele seria? O que teria nele? Dar um momento para que eles pensem um pouco. O ambiente deve estar propício para este momento (música suave ou sons da natureza). Passado um tempo o catequista pede que cada um fale o que imaginou (esta imagem do mundo ideal pode ser transformada em desenho por eles). Ao fim de tudo, o catequista dá o desfecho, mostrando a história da Criação e falando que o desejo de Deus era que vivêssemos num mundo perfeito, como era no início de tudo.

§ Clique aqui para fazer o download de uma atividade escrita para os catequisandos

Sugestões de músicas:

§ A Criação (Bíblia da Garotada) – Clique aqui para fazer o download.

§ Autor da Criação (Crianças Diante do Trono) – Clique aqui para fazer o download.

Trabalhando com jovens...

A metodologia é totalmente diferente. O objetivo é o mesmo: Mostrar a perfeição da Obra de Deus, comparando-a com a nossa realidade (questão ambiental, guerras, etc...).

O público alvo é capaz de refletir a partir de algumas questões:

§ A sociedade em que vivemos está coerente com o mundo criado por Deus? Porque?

§ O que podemos fazer hoje para que a realidade em que estamos inseridos se aproxime do “Plano Divino”?

(estas questões podem ser divididas em grupo e transformada em encenações pelos jovens)

A ambientação pode proporcionar momentos bastante interessantes no grupo: O catequista pode ornamentar o ambiente com uma vela (fogo e luz), água, plantas, terra, Bíblia, entre outros símbolos. Cada elemento desse representará uma parte da natureza, alem da Palavra de Deus. Ao final do encontro, o catequista poderá realizar esta pequena celebração: Misturar um pouco da terra ao depósito que contém água. Formando duplas, os jovens irão ungir uns aos outros com a água, demonstrando a partir daquele momento um compromisso com Deus de preservar a sua grande Criação.

A leitura do texto abaixo de Bhia Tabert é interessante para provocar no grupo um momento de reflexão:

Esperança Urgente (Bhia Tabert)

Vai raiar o dia em que a terra não derramará mais lágrimas de dor pungente

Mas de felicidade abundante para fazê-la mais fértil

Berço da diversidade, rica na simplicidade.

Vai raiar o dia em que os filhos da Terra serão livres e saberão cuidar do que realmente é necessário.

E que a vida não será mais mercadoria aos olhos dos homens e mulheres

Vai raiar o dia em que todos terão onde viver, pois não haverá mais cercas nem fronteiras;

E não existirão áreas de preservação, pois toda a vida será respeitada e preservada simplesmente por ser vida.

Vai raiar o dia em que a Terra será Terra

O importante é criar, inovar. As atividades aqui apresentadas são apenas sugestões. Cada grupo se organiza de acordo com a sua realidade. É a partir deste contexto que o catequista deve se basear para elaborar suas atividades.

Se você já trabalho A Criação em sua turma, deixe nos comentários da maneira que você trabalhou com seus jovens ou crianças! Lembre-se: Sempre há alguém precisando de uma “luz”!


David Barbalho Pereira - davidbarbalhop@yahoo.com.br

5 comentários:

Iliana Gomes disse...

Muito legal!
Estava pensando em uma forma de melhorar o encontro. Amei a sugestão.
Obrigada.
PAZ E BEM

ANA LUCIA disse...

Boa tarde, hoje fomos com nossa turminha a uma chacar onde pudemos observar toda beleza da Criação do Mundo dada de presente por Deus. As crianças apreciaram muito o passeio e refletiram, talvez alguns pela primeira vez, a criação de Deus: as flores, a natureza, os animais, enfim tudo, até o perfume das orquídeas algumas crianças citaram. O passeio está postado no site www.paroquiamineiros.com.br com fotos e texto sugerido aqui por vocês. Obrigada e visitem nosso site!
Analu

mary disse...

boa tarde, é muito bom receber ajuda para fazerotimos encontroscatequeticos e passar aos outros tudo o que Deus fez e criou.
bjus.
mary gomes.

Tereza disse...

Sabe que há dois ou tres anos num encontro sobre a Criação um catequizando me falou:" Tia, meu pai me falou que o mundo foi criado de uma explosão" no que eu respondi: QUem disse que Deus criou o mundo em silêncio? Resultado: Catequizei o pai e o filho, pois o pai passou a frequentar e ajudar nos encontros.

Imaculada Cintra disse...

Olá!
Trabalhei esse encontro já tem um ano mais ou menos, mais ou menos nessa dinâmica. De um lado coloquei uma toalha branca, com uma vela acesa, peguei os bichinhos do meu filho, levei vários tipos de flores e folhas, água, terra, até um casal de bonecas. Do outro lado, coloquei uma toalha preta com figuras da destruição. Levando os catequizadnos a refletirem sobre a ação do homem. Se ele está cumprindo com seu papel de cuidar e zelar das coisas deixadas pelo criador e nesse lado uma vela apagada. E refletimos como podemos fazer nossa parte, contruindo com pequenos gestos...Foi bem legal, as crianças interagiram bem...
BEIJO GRANDE...
IMACULADA CINTRA
www.imaculadacintra.blogspot.com